Assistam o vídeo e prestigiem a nossa profissão!
Para fechar com chave de ouro
terça-feira, 31 de maio de 2011
Assistam o vídeo e prestigiem a nossa profissão!
Marcadores:
Bibliotecário,
Biblioteconomia
Postado por
Marta Regina
às
17:45
0
comentários
Balanço Geral Biblioeh
domingo, 22 de maio de 2011
Marcadores:
Biblioteconomia,
Formação Acadêmica,
Legislação,
Mercado de trabalho
Postado por
Marta Regina
às
06:01
0
comentários
A cultura do silêncio em unidades de informação
sábado, 14 de maio de 2011
Marcadores:
Bibliotecário,
Cultura,
Cultura do silêncio
Postado por
Marta Regina
às
16:32
2
comentários
Biblio é...
domingo, 8 de maio de 2011
ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco. Biblioteca Pública: avaliação de serviços. Londrina: Eduale, 2003. p.69.
Vamos refletir sobre esta imagem? Qual será o próximo estágio?
Marcadores:
Bibliotecário,
Biblioteconomia,
Cultura
Postado por
Marta Regina
às
12:57
1 comentários
Observando o resultado da enquete: Você acredita que a criação de novas políticas públicas pode melhorar a educação no Brasil?
domingo, 24 de abril de 2011
Marcadores:
Brasil,
Educação,
políticas públicas
Postado por
Marta Regina
às
16:09
1 comentários
A Lei nº 12.244 e seus impactos no contexto cultural e social do Brasil
quarta-feira, 13 de abril de 2011
Marcadores:
Bibliotecário,
Brasil,
desenvolvimento sustentável,
lei nº 12.244,
políticas públicas,
universalização das bibliotecas
Postado por
Marta Regina
às
11:25
15
comentários
Observando o resultado da enquete
segunda-feira, 11 de abril de 2011
Pudemos verificar que das 10 pessoas que responderam a enquete, 7 estão imersos e 3 se sentem cidadão do mundo. Ninguém escolheu as alternativas: "Em um depósito de livros a serem processados" e "Cidadão de Marte com uma série de alienígenas ao redor".
Sete pessoas disseram que se vêem o bibliotecário inserido em um mundo de informações a ser organizado, talvez esse seja um sintoma da ansiedade da informação, pois em um mundo com informações sendo produzidas a toque de caixa, mas temos tempo para respirar, e nem se vivêssemos 100 anos conseguiríamos processar toda esta informação.
Este índice pode ser um delimitador, pois ao nos sentirmos imersos em um mundo de informações, podemos nos afastar das pessoas que são os nossos usuários/clientes em potencial, pois a linha que separa estas duas vertentes é tênue e tentamos a todo o custo manter este equilíbrio natural.
Quatro disseram que vêem o bibliotecário como cidadão do mundo com direitos e deveres, este fator pode ser característico da sociedade da informação, inserido em um mundo globalizado com múltiplas conexões.
Esta é apenas uma observação superficial, e está sempre passível de mudanças e outras possibilidades. E, você conseguiu fazer outras observações do bibliotecário? Contribua com sua opinião.
Marcadores:
Bibliotecário,
Globalização
Postado por
Marta Regina
às
14:29
0
comentários
A função do bibliotecário no contexto cultural
sábado, 2 de abril de 2011
Bem, já que vamos falar sobre cultura cabe uma citação:
O bibliotecário ou cientista da informação é mediador e preservador da cultura, pois atende as demandas de seus usuários de acordo com suas vivências e expectativas e lhes apresenta o que já foi produzido com intuito de fornecer subsídios para a criação de novos conhecimentos.
Sob outro ponto de vista, vimos que o bibliotecário atua nos três tipos de culturas apontadas por Santos (1987): a erudita, a de massa e a popular, sob esta perspectiva nota-se que o papel social do bibliotecário traz como atividades o incentivo, preservação, mediação e disseminação informação inserida em produtos culturais, sempre mantendo a imparcialidade e a ética no momento de seleção da informação.
Sabendo desse papel social, e trazendo à tona o termo Biblioteca (Significado etimológico: caixa de livros) que é vinculado ao nome do profissional que a representa, vamos fazer um exercício?
Observe a bibliotecário como objeto de uma pesquisa (não me levem a mal é só uma método de pesquisa social), e se possível respondam a nossa enquete.
Referência Bibliográfica
Marcadores:
Bibliotecário,
Cientista da Informação,
Cultura
Postado por
Marta Regina
às
15:44
2
comentários
Produção científica
quarta-feira, 30 de março de 2011
Durante a faculdade temos a oportunidade de desenvolver muitos trabalhos, e nestas atividades são produzidos muitos conhecimentos, mas nem sempre são divulgados, talvez pelo fato de sermos graduandos e não possuímos muita experiência na área. Sendo assim, a pergunta que não quer calar é: Por que não podemos construir e divulgar um conhecimento adquirido em nossa experiência como graduandos?
Em uma cultura tão diversa, com tantos assuntos e possibilidades a pesquisar, não podemos mais ficar presos a uma postura rígida ou inerte, esperando o tempo passar, esperando alcançar o diploma, símbolo da graduação para começarmos a divulgar ideias e colocá-las em prática.
Mais Títulos disponíveis em: http://www.fespsp.org.br/biblioteca.htm
Referências
TRUJILLO-FERRARI, Alfonso. Metodologia da pesquisa científica. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1982. 318p
Marcadores:
Produção Científica,
Trabalho acadêmico
Postado por
Marta Regina
às
07:00
0
comentários
Vida acadêmica: O que muda com o ensino superior?
domingo, 20 de março de 2011
Na graduação, temos a oportunidade de utilizar métodos e técnicas científicas, criar vínculos de amizades e profissionais. Eu particularmente, depois da faculdade, percebo que os conhecimentos adquiridos nas disciplinas foram como os óculos nos fazem ver outras possibilidades, buscar outras propostas e sugerir novas soluções para problemas dantes crônicos e incuráveis.
E, em um contexto cultural, observo que estou mais critica e com mais informações para compartilhar, nossa visão de mundo é alterada, e a sociedade passa a nos enxergar de outra forma.
Percebo que minha a vivência no ensino superior também nos orienta a agir na sociedade, através da divulgação e participação efetiva de ações sociais e consequentemente culturais.
Gostaria de pedir aos bibliotecários já formados que também respondessem a esta questão para propiciar o compartilhamento das inquietações tão presentes em nossa formação. E, você, discente de biblioteconomia, o que a graduação trouxe de novo para sua vida? Nada? Nadinha, mesmo? Jura? Me conta?
Marcadores:
Ensino Superior,
Formação Acadêmica
Postado por
Marta Regina
às
07:51
0
comentários
14ª Feira do Estudante - EXPO CIEE 2011
Este evento ocorrerá de 27 a 29 de maio de 2011 na Bienal do Parque Ibirapuera
Segue o link do evento: http://emailmarketing.chleba.com.br/gera_pagina.asp?cod=16151
Marcadores:
Cursos,
Mercado de trabalho
Postado por
Marta Regina
às
07:42
0
comentários
Estou na biblio e agora? O autor X diz que biblioteconomia é... e você? Define: Biblioteconomia
terça-feira, 15 de março de 2011
E, certo dia você faz um vestibular para o curso de biblioteconomia, os motivos que te levaram a esta opção são inomináveis, tais como: gosto de ler, minha parente é bibliotecária, dizem que a área tem um bom mercado, ou escolhi este curso por que achei o nome diferente... Entre outras possibilidades. E ai você se pergunta estou na biblio, e agora? O que é isso na verdade? Não se desespere, nem tudo está perdido, às vezes a resposta consiste na elaboração correta das questões. Sendo assim, trago algumas definições de biblioteconomia:
Cunha (2008, p.55) define biblioteconomia como “conhecimento e prática da organização de documentos em bibliotecas tendo por finalidade a sua utilização”. A Wikipédia traz a seguinte definição: “Biblioteconomia estuda os aspectos da representação, da sistematização, do uso e da disseminação da informação através de serviços e produtos informacionais. Trata sobre a análise, planejamento, implementação, organização e a administração da informação em bibliotecas, bancos de dados, centros de documentação, sistemas de informação e sites, entre outros.”
E, você que vive em uma cultura diversa e está inserido em um universo globalizado, colaborativo e que sofre mutações continuas. O que você adicionaria nestas definições. Em outras palavras o que é biblioteconomia para você? No que a cultura impacta na caracterização deste profissional? Compartilhe ideias, pensamentos e críticas pois este é o caminho para o crescimento tanto pessoal quanto profissional.
Bibliografia
Define: biblioteconomia. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Biblioteconomia acessado em 25 de fevereiro de 2011.
CUNHA, M.B.; CAVALCANTI, C.R.O. Dicionáro de biblioteconomia e Arquivologia. Brasilia: Briquet de lemos, 2008.
Dicas de sites e periódicos que trazem definições:
http://blogbiblioteconomia.blogspot.com/
http://bsf.org.br/
http://wl.blog.br/
Marcadores:
Biblioteconomia,
informação
Postado por
Marta Regina
às
18:03
5
comentários
Apresentação e Política de uso
quinta-feira, 3 de março de 2011
Este blog é uma atividade de acompanhamento e avaliação integrada das disciplinas de Ação Cultural e Editoração Eletrônica, ministradas respectivamente pelas professoras Tânia Callegaro e Andréa Corrêa Silva, da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação (FaBCI) da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), e este blog será finalizado no fim de maio.
Este blog foi criado com o intuito de ser um espaço de interação entre os alunos e profissionais de biblioteconomia, em respostas a questões, como:
Amigo - Qual o curso que você faz mesmo?
Você - Biblioteconomia
Amigo - Biblio o que?
Este tema já foi abordado em um tcc, chamado: "Biblio o que???" muito bom por sinal.
Este espaço propõe discussões sobre Mercado de trabalho, dúvidas quanto à legislação e formação acadêmica. Além de promover a interação que pode ser refletida no fortalecimento da classe bibliotecária.
Fique a vontade para contribuir!
Política de uso
AVISO: O editor não se responsabiliza pelos conteúdos dos links externos publicados neste blog, bem como pelos artigos e comentário assinados por terceiros.
Não há censura. Evidente que cada um será responsável pelo que escrever e assinar.
Geral
1.A publicação do seu email junto com o seu comentário é opcional.
Não serão publicados os comentários que:
1.Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2.Contenham insultos, agressões, ofensas, palavrões e baixarias;
3.Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone etc. de natureza pessoal do próprio ou de terceiros;
Terão comentários permanentemente bloqueados os usuários que insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas, palavrões e baixarias.
Marcadores:
Biblioteconomia,
Formação Acadêmica,
Legislação,
Mercado de trabalho
Postado por
Marta Regina
às
04:43
0
comentários