Produção científica

quarta-feira, 30 de março de 2011

Na verdade o acesso à faculdade é uma característica da cultura erudita. É como se adentrássemos em um patamar, visto como superior o que muitas vezes não se aplica, pois todas as pessoas  independente do tipo de cultura (erudita, popular, de massa) que tenha acesso, certamente tem conhecimentos a serem compartilhados.

Durante a faculdade temos a oportunidade de desenvolver muitos trabalhos, e nestas atividades são produzidos muitos conhecimentos, mas nem sempre são divulgados, talvez pelo fato de sermos graduandos e não possuímos muita experiência na área. Sendo assim, a pergunta que não quer calar é: Por que não podemos construir e divulgar um conhecimento adquirido em nossa experiência como graduandos?

Em uma cultura tão diversa, com tantos assuntos e possibilidades a pesquisar, não podemos mais ficar presos a uma postura rígida ou inerte, esperando o tempo passar, esperando alcançar o diploma, símbolo da graduação para começarmos a divulgar ideias e colocá-las em prática.

Na verdade, para a construção e divulgação de trabalhos científicos exigem metodologias e normas que são necessárias para a validação destes trabalhos.

                        “Na ciência, os métodos constituem os instrumentos básicos que ordenam de início o pensamento em sistemas, traçam de modo ordenado a forma de proceder do cientista ao longo de um percurso para alcançar um objetivo pré- estabelecido. Esse objetivo pode ser um problema ou um conjunto de problema” (TRUJILLO-FERRARI, 1982)

Em nossa área existem vários pesquisadores atuantes nas várias temáticas da Biblioteconomia e Ciência da Informação, isto nos motiva a também participar deste ambiente que reflete as características, cultura e o desenvolvimento da área. Segue abaixo alguns links de repositórios de trabalhos científicos e alguns sites interessantes que vale a pena compartilhar. E, não se esqueçam das várias revistas científicas  que são um canal excelente para divulgação de novos conhecimentos.
Se vocês tiverem mais dicas de sites, repositórios e blogs fiquem super à vontade para contribuir. Imagino que tenham vários trabalhos interessantes para serem divulgados, não percam a oportunidade de criar e divulgar o conhecimento. São pequenas construções diárias que levam ao desenvolvimento pessoal e social de forma contínua e sustentável.

 
Repositórios

Sites

Periódicos de Biblioteconomia
Perspectivas em Ciência da Informação - http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci
Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação. http://www.sbu.unicamp.br/seer/ojs/archive.php

Mais Títulos disponíveis em: http://www.fespsp.org.br/biblioteca.htm
 Referências
TRUJILLO-FERRARI, Alfonso. Metodologia da pesquisa científica. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1982. 318p

0 comentários: