Biblio é...

domingo, 8 de maio de 2011


A velha pergunta que nos rodeia: O que é biblioteconomia?Ah! tá ... vocês guardam livros? Mas, precisa de faculdade para fazer isso? Bem, como resposta a todos estes questionamentos, seguem algumas concepções.

A Biblioteconomia é uma ciência que trata e organiza a informação, independente de onde esteja armazenada, com o propósito de facilitar a busca da informação para ser aplicada para determinados fins entre eles a construção de novos conhecimentos.
Você já pensou se toda a informação não estivesse organizada, imagine um cartório não tivesse a mínima organização? Se uma biblioteca tivesse os livros empilhados sem o menor critério de assunto? E, em uma empresa, se tivesse os relatórios, junto com contratos, atas de reuniões entre outros documentos? Seria um caos não?
A profissional desta área atua nas esferas públicas, privadas e no terceiro setor e pode ter diferentes funções dentro destes contextos. Segundo Almeida Junior (2003, p.69)
"[... A existência de quatro funções da biblioteca pública acumuladas desde o seu surgimento, em 1850, e presentes até hoje: função educacional, função cultural, função de lazer ou recreacional e função informacional...].”
Sendo assim, você pode o bibliotecário está apto a orientar livros para enriquecer o seu conhecimento com o objetivo de educar, disseminar a cultura, estimular o entretenimento e atender suas demandas em relação as mais diversas informações.
Desta forma, se você tem muitas informações, objetos, livros, arquivos; ou se você pretende fazer uma pesquisa detalhada; ou um relatório rico com informações relevantes; quer construir um mapeamento de processos; ou implantar a gestão de conhecimento, gestão de qualidade, ou inteligência competitiva, entre outras tarefas... Procure um bibliotecário mais próximo de você certamente ele irá te auxiliar.
Em sua opinião, o bibliotecário possui outras funções que não foram mencionadas por este autor? Então contribua, questione, interfira no mundo do qual você faz parte!

Referências


ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco. Biblioteca Pública: avaliação de serviços. Londrina: Eduale, 2003. p.69.


Vamos refletir sobre esta imagem? Qual será o próximo estágio?



Fonte: Bibliopage.blogspot.com/2009/06/evolucao-do-bibliotecário.htm.


1 comentários:

Anônimo disse...

Marta, parabéns, seu texto é esclarecedor e provocativo, estimula o leitor a pensar sobre este profissional. Gostei! Taniac