Estou na biblio e agora? O autor X diz que biblioteconomia é... e você? Define: Biblioteconomia

terça-feira, 15 de março de 2011

Apesar de ser uma profissão antiga, se pensarmos desde os primeiros escribas que registravam, armazenavam e gerenciavam a informação nos suportes da época como tabuletas de argila, depois o pergaminho e o papiro, até a prensa criada por Gutemberg, a biblioteconomia ainda não é tão difundida para a sociedade brasileira se comparar a quantidade de cursos de biblioteconomia com engenharia, direito, administração e outras.  Claro que este contexto histórico é superficial, mas a proposta é verificar as nuances de nossa origem como profissional e as possibilidades futuras da área escolhida.
E, certo dia você faz um vestibular para o curso de biblioteconomia, os motivos que te levaram a esta opção são inomináveis, tais como: gosto de ler, minha parente é bibliotecária, dizem que a área tem um bom mercado, ou escolhi este curso por que achei o nome diferente... Entre outras possibilidades. E ai você se pergunta estou na biblio, e agora? O que é isso na verdade?  Não se desespere, nem tudo está perdido, às vezes a resposta consiste na elaboração correta das questões.  Sendo assim, trago algumas definições de biblioteconomia:
Cunha (2008, p.55) define biblioteconomia como “conhecimento e prática da organização de documentos em bibliotecas tendo por finalidade a sua utilização”. A Wikipédia traz a seguinte definição: “Biblioteconomia estuda os aspectos da representação, da sistematização, do uso e da disseminação da informação através de serviços e produtos informacionais. Trata sobre a análise, planejamento, implementação, organização e a administração da informação em bibliotecas, bancos de dados, centros de documentação, sistemas de informação e sites, entre outros.”

E, você que vive em uma cultura diversa e está inserido em um universo globalizado, colaborativo e que sofre mutações continuas. O que você adicionaria nestas definições. Em outras palavras o que é biblioteconomia para você? No que a cultura impacta na caracterização deste profissional? Compartilhe ideias, pensamentos e críticas pois este é o caminho para o crescimento tanto pessoal quanto profissional.
Bibliografia
Define: biblioteconomia. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Biblioteconomia acessado em 25 de fevereiro de 2011.
CUNHA, M.B.; CAVALCANTI, C.R.O. Dicionáro de biblioteconomia e Arquivologia. Brasilia: Briquet de lemos, 2008.
Dicas de sites e periódicos que trazem definições:
 http://blogbiblioteconomia.blogspot.com/
http://bsf.org.br/
http://wl.blog.br/
EGGERT, Gisela;  GANZAROLLI, Maria Emília. Bibliotecário. Quem É? O Que Faz?. Revista Acb: Biblioteconomia Em Santa Catarina, Florianópolis. V.L. N.L, 1996

5 comentários:

Helô disse...

A definição da Wikipedia traduz o que significa biblioteconomia para mim. É o trabalhar contínuo com a informação, tornando-a transformadora e com significado a quem irá recebê-la!

Marta Regina disse...

Eu adicionaria a seguinte concepção: Este profissional está apto a trabalhar com a gestão de conhecimento, planejamento estratégico de informação, gestão de conteúdos na Web entre outras atividas, pois o nosso objeto de estudo é a informação.

O catalogador disse...

A disseminação da informação pras massas não faz parte da história da Biblioteconomia. Uma pena porque a transformação vem com o conhecimento que vem da informação... Então, o que é a biblioteconomia hoje? O mesmo que foi antes: um tesouro para poucos.

A grande questão é: para quem estou tratando a informação e qual é o impacto do meu trabalho socialmente?

O catalogador disse...

Ainda tratamos a informação para as elites e desconfio que a maioria dos bibliotecários não se dá conta do que estão perpetuando.

Marta Regina disse...

Entendo o seu ponto de vista Catalogador, mas como profissionais da informação, cabe a nós fazermos a diferença ao mesmo tempo que respeitamos a diversidade. Acredito que o profissional da informação, tenha um campo mais amplo e que pode atender toda a sociedade,respeitando as necessidades informacionais de cada indivíduo, visto o nosso próprio juramento.

Devemos nos despreender do esteriótipo e construir nossa identidade profissional sempre respeitando a diversidade.