Produção científica

quarta-feira, 30 de março de 2011

Na verdade o acesso à faculdade é uma característica da cultura erudita. É como se adentrássemos em um patamar, visto como superior o que muitas vezes não se aplica, pois todas as pessoas  independente do tipo de cultura (erudita, popular, de massa) que tenha acesso, certamente tem conhecimentos a serem compartilhados.

Durante a faculdade temos a oportunidade de desenvolver muitos trabalhos, e nestas atividades são produzidos muitos conhecimentos, mas nem sempre são divulgados, talvez pelo fato de sermos graduandos e não possuímos muita experiência na área. Sendo assim, a pergunta que não quer calar é: Por que não podemos construir e divulgar um conhecimento adquirido em nossa experiência como graduandos?

Em uma cultura tão diversa, com tantos assuntos e possibilidades a pesquisar, não podemos mais ficar presos a uma postura rígida ou inerte, esperando o tempo passar, esperando alcançar o diploma, símbolo da graduação para começarmos a divulgar ideias e colocá-las em prática.

Na verdade, para a construção e divulgação de trabalhos científicos exigem metodologias e normas que são necessárias para a validação destes trabalhos.

                        “Na ciência, os métodos constituem os instrumentos básicos que ordenam de início o pensamento em sistemas, traçam de modo ordenado a forma de proceder do cientista ao longo de um percurso para alcançar um objetivo pré- estabelecido. Esse objetivo pode ser um problema ou um conjunto de problema” (TRUJILLO-FERRARI, 1982)

Em nossa área existem vários pesquisadores atuantes nas várias temáticas da Biblioteconomia e Ciência da Informação, isto nos motiva a também participar deste ambiente que reflete as características, cultura e o desenvolvimento da área. Segue abaixo alguns links de repositórios de trabalhos científicos e alguns sites interessantes que vale a pena compartilhar. E, não se esqueçam das várias revistas científicas  que são um canal excelente para divulgação de novos conhecimentos.
Se vocês tiverem mais dicas de sites, repositórios e blogs fiquem super à vontade para contribuir. Imagino que tenham vários trabalhos interessantes para serem divulgados, não percam a oportunidade de criar e divulgar o conhecimento. São pequenas construções diárias que levam ao desenvolvimento pessoal e social de forma contínua e sustentável.

 
Repositórios

Sites

Periódicos de Biblioteconomia
Perspectivas em Ciência da Informação - http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci
Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação. http://www.sbu.unicamp.br/seer/ojs/archive.php

Mais Títulos disponíveis em: http://www.fespsp.org.br/biblioteca.htm
 Referências
TRUJILLO-FERRARI, Alfonso. Metodologia da pesquisa científica. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1982. 318p

Vida acadêmica: O que muda com o ensino superior?

domingo, 20 de março de 2011

O ensino superior traz uma torrente de informações, é como se você nunca estivesse andado em uma montanha russa antes, são tantas as teorias, exercícios, seminários e provas que parecem não ter fim. Contudo, acredito que a faculdade abre janelas de oportunidades e possibilidades, que às vezes podem passar despercebida.
Na graduação, temos a oportunidade de utilizar métodos e técnicas científicas, criar vínculos de amizades e profissionais. Eu particularmente, depois da faculdade, percebo que os conhecimentos adquiridos nas disciplinas foram como os óculos nos fazem ver outras possibilidades, buscar outras propostas e sugerir novas soluções para problemas dantes crônicos e incuráveis.

E, em um contexto cultural, observo que estou mais critica e com mais informações para compartilhar, nossa visão de mundo é alterada, e a sociedade passa a nos enxergar de outra forma.
Percebo que minha a vivência no ensino superior também nos orienta a agir na sociedade, através da divulgação e participação efetiva de ações sociais e consequentemente culturais.

Gostaria de pedir aos bibliotecários já formados que também respondessem a esta questão para propiciar o compartilhamento das inquietações tão presentes em nossa formação. E, você, discente de biblioteconomia, o que a graduação trouxe de novo para sua vida? Nada? Nadinha, mesmo? Jura? Me conta?

14ª Feira do Estudante - EXPO CIEE 2011‏

Devemos sempre estar atentos aos cursos e feiras, pois é a oportunidade de mostrarmos nossas competências e compartilharmos experiências com profissionais de outras áreas, além de estarmos antenados como mercado de trabalho.
Este evento ocorrerá de 27 a 29 de maio de 2011 na Bienal do Parque Ibirapuera


Segue o link do evento: http://emailmarketing.chleba.com.br/gera_pagina.asp?cod=16151

Estou na biblio e agora? O autor X diz que biblioteconomia é... e você? Define: Biblioteconomia

terça-feira, 15 de março de 2011

Apesar de ser uma profissão antiga, se pensarmos desde os primeiros escribas que registravam, armazenavam e gerenciavam a informação nos suportes da época como tabuletas de argila, depois o pergaminho e o papiro, até a prensa criada por Gutemberg, a biblioteconomia ainda não é tão difundida para a sociedade brasileira se comparar a quantidade de cursos de biblioteconomia com engenharia, direito, administração e outras.  Claro que este contexto histórico é superficial, mas a proposta é verificar as nuances de nossa origem como profissional e as possibilidades futuras da área escolhida.
E, certo dia você faz um vestibular para o curso de biblioteconomia, os motivos que te levaram a esta opção são inomináveis, tais como: gosto de ler, minha parente é bibliotecária, dizem que a área tem um bom mercado, ou escolhi este curso por que achei o nome diferente... Entre outras possibilidades. E ai você se pergunta estou na biblio, e agora? O que é isso na verdade?  Não se desespere, nem tudo está perdido, às vezes a resposta consiste na elaboração correta das questões.  Sendo assim, trago algumas definições de biblioteconomia:
Cunha (2008, p.55) define biblioteconomia como “conhecimento e prática da organização de documentos em bibliotecas tendo por finalidade a sua utilização”. A Wikipédia traz a seguinte definição: “Biblioteconomia estuda os aspectos da representação, da sistematização, do uso e da disseminação da informação através de serviços e produtos informacionais. Trata sobre a análise, planejamento, implementação, organização e a administração da informação em bibliotecas, bancos de dados, centros de documentação, sistemas de informação e sites, entre outros.”

E, você que vive em uma cultura diversa e está inserido em um universo globalizado, colaborativo e que sofre mutações continuas. O que você adicionaria nestas definições. Em outras palavras o que é biblioteconomia para você? No que a cultura impacta na caracterização deste profissional? Compartilhe ideias, pensamentos e críticas pois este é o caminho para o crescimento tanto pessoal quanto profissional.
Bibliografia
Define: biblioteconomia. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Biblioteconomia acessado em 25 de fevereiro de 2011.
CUNHA, M.B.; CAVALCANTI, C.R.O. Dicionáro de biblioteconomia e Arquivologia. Brasilia: Briquet de lemos, 2008.
Dicas de sites e periódicos que trazem definições:
 http://blogbiblioteconomia.blogspot.com/
http://bsf.org.br/
http://wl.blog.br/
EGGERT, Gisela;  GANZAROLLI, Maria Emília. Bibliotecário. Quem É? O Que Faz?. Revista Acb: Biblioteconomia Em Santa Catarina, Florianópolis. V.L. N.L, 1996

Apresentação e Política de uso

quinta-feira, 3 de março de 2011

Sejam bem vindos! Ao Biblioeh..

Este blog é uma atividade de acompanhamento e avaliação integrada das disciplinas de Ação Cultural e Editoração Eletrônica, ministradas respectivamente pelas professoras Tânia Callegaro e Andréa Corrêa Silva, da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação (FaBCI) da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), e este blog será finalizado no fim de maio.
Este blog foi criado com o intuito de ser um espaço de interação entre os alunos e profissionais de biblioteconomia, em respostas a questões, como:
Amigo - Qual o curso que você faz mesmo?
Você - Biblioteconomia
Amigo - Biblio o que?
Este tema já foi abordado em um tcc, chamado: "Biblio o que???" muito bom por sinal.
Este espaço propõe discussões sobre Mercado de trabalho, dúvidas quanto à legislação e formação acadêmica. Além de promover a interação que pode ser refletida no fortalecimento da classe bibliotecária.

Fique a vontade para contribuir!

Política de uso

AVISO: O editor não se responsabiliza pelos conteúdos dos links externos publicados neste blog, bem como pelos artigos e comentário assinados por terceiros.
Não há censura. Evidente que cada um será responsável pelo que escrever e assinar.
Geral
1.A publicação do seu email junto com o seu comentário é opcional.

Não serão publicados os comentários que:
1.Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2.Contenham insultos, agressões, ofensas, palavrões e baixarias;
3.Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone etc. de natureza pessoal do próprio ou de terceiros;
Terão comentários permanentemente bloqueados os usuários que insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas, palavrões e baixarias.